terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como Esterilizar Frascos de Vidro e Conservar Produtos

Quando decidi fazer os meus cabazes de Natal, procurei manter a qualidade dos produtos que ia confeccionar. Para isso, procurei comprar frascos de vidro e encontrei-os a bom preço na loja do Porto do Depósito da Marinha Grande (passe a publicidade).
Antes de colocar o que quer que fosse dentro deles, resolvi esterilizá-los, para garantir uma total conservação do seu conteúdo.

1- Comece por colocar, dentro de um tacho largo e fundo, os frascos que pretende esterilizar, em conjunto com as tampas. Se as tampas forem de plástico, o ideal é esterilizá-las depois, à parte. Estas, como eram de metal, foram a esterilizar ao mesmo tempo que os frascos.



2- Assim que a água começar a ferver, conte 15 minutos.


3- Depois desse tempo, retire os frascos com cuidado, com uma espátula, para cima de um pano perfeitamente limpo, seco e, de preferência, passado a ferro.

 



Para além disso, aquando das minhas pesquisas sobre conservação de compotas, encontrei diversos pontos de vista. Em alguns sites surgia a indicação de colocar a compota ainda a ferver dentro dos frascos e virá-los de imediato de cabeça para baixo, para que ganhassem vácuo; noutros, o conselho era o de levar os frascos a pasteurizar depois de cheios, numa panela com água a ferver, durante alguns minutos. Não fui de modas: experimentei os dois!

1 - Método de conservação por pasteurização
1.1 - Depois de encher os frascos com a compota quente, coloque-os num tacho largo e fundo com água quente (para não haver choque térmico e diminuir o risco de os frascos estalarem) e leve-os ao fogão até que a água ferva.
1.2 - Logo que a água ferva, conte 15 minutos e apague o lume;
1.3 - Deixe os frascos dentro do tacho até que a água e os frascos arrefeçam completamente.


2 - Método de conservação por inversão e criação de vácuo
   2.1 - Logo que a compota esteja pronta, encha os frascos e coloque-lhes a tampa;
   2.2 - Vire imediatamente os frascos para baixo, para que criem vácuo;
   2.3 - Vire os frascos apenas depois de arrefecerem completamente.



Espero que gostem!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

VALEUUUUU...vc me tirou de um dilema!!!

Anónimo disse...

Muito bem explicado.Obrigada.

Anónimo disse...

Com esses metodos as conservas podem se manter sem estragar em despensa ao inves de geladeira?

Receitas da Lótus disse...

Olá e obrigada pelo seu comentário :)

Sim, com este método as compotas não precisam de ser colocadas no frio, podem ser guardadas somente na despensa (local seco, fresco e escuro). Há duas semanas abri um pote de geleia que tinha feito em Janeiro e estava deliciosa, sem nenhum sinal de bolor.